Pular para o conteúdo principal

Adenóide

Ana Luiza sempre teve um sono meio agitado, mas eu achei que isso era dela. Mas dormindo com a gente, mesmo agitada, ela dormia.

Então, um belo dia, ela foi dormir na casa da avó e ela me perguntou como a gente conseguia dormir com a barulheira e agitação da Ana. Dei risada, porque achava que era coisa de avó, mas uma luzinha vermelha acendeu e comecei a prestar atenção nas madrugadas. 

Gente, que dó! Que MENAS MAIN! Ana Luiza ronca horrores, chega a ficar sem ar, respira só pela boca... Comentei com a pediatra e ela me disse que poderia ser adenóide. Lá fui eu "googlar" o que era essa tal de adenóide. Grosseiramente falando é uma "carninha" que se forma no fundo do nariz e que atrapalha a entrada de ar. Ela pode se resolver sozinha até os 6 anos, mas alguns casos resolve-se com uma cirurgia simples. Cirurgia = MEDO!

Fizemos o raio-X solicitado e apareceu um comprometimento de 2/3. 2/3!!!! PQP!!! Então, a pediatra prescreveu homeopatia para que fossemos acompanhando. Rá! Nada mudou. Trocamos de pediatra, Ana Luiza continuou dormindo mal e eu busquei um otorrino. Aliás, 2. Pra comparar opiniões. O primeiro pediu mais alguns exames e prescreveu um spray nasal para que ela pudesse respirar melhor. O segundo passou o mesmo spray, mais xarope e solicitou mais um raio-x. O que eu fiz? Usei o spray, fiz o novo raio-x, mais exames solicitados pelo médico n.º 1 e voltei ao consultório dele. Médico número 2 não me pareceu muito convincente. 

Com os exames em mãos, o otorrino me disse que a adenóide tinha aumentado e que o comprometimento era de quase 90%. MÃEDEMERDA! MENASMAIN! O jeito? Cirurgia. Simples, procedimento realizado em 15 minutos, em hospital. Anestesia geral. MEDO! Apesar do MEDO, eu não titubeei. Marquei a cirurgia pro final do mês de Julho, meio da semana. Alta no mesmo dia. Vida normal em 7 dias.

Agora que tenho prestado muita atenção, vejo o quanto ela sofre durante o sono. É um sono agitado, tem vezes que falta ar, que ela acorda tossindo porque, de tanto respirar pela boca, a garganta secou. E poxa, se quase 90% da função do nariz tá comprometida, o oxigênio não tá chegando direito e isso pode atrapalhar outras coisas.

Depois da cirurgia, Ana Luiza vai fazer um tratamento com vacinas para alergia. Ela é MEGA alérgica. Pó, pelo, pólen... E alergia é um troço chato pra caramba! A homeopatia não ajudou, o jeito é adotar uma postura mais agressiva pra que ela fica zerada logo.

Torçam por nós!!!



Comentários

Priscila Durante disse…
Fá, fica tranquila. Essa cirurgia é rápida e tranquila.
João tirou a adenóide DUAS vezes. A dele nunca é tãooo grande, mas a passagem do nariz dele é muito estreita. Esses dias ele veio reclamar que não tem conseguido respirar pelo nariz e fica cansado facilmente - já me deu frio na barriga, pq por mais simples que seja, envolve tudo que vc disse: anestesia geral, centro cirúrgico...
Mas vai dar tudo certo. Estou torcendo daqui. Super beijos
Dione disse…
Fá, já tinham me falado da relação da adenoide com sono ruim. A nina tb acorda muito durante a noite, mas ela dorme de boca fechada e a respiração parece boa. Mas fiquei encafifada, acho que vou pedir um raio-x ao pediatra. Sucesso na cirurgia, só ouço falar que é tranquila.
Beijos para vcs. Ah, voltei com o blog, você viu?
Meninas, obrigada pela força!

Ontem e hoje estamos na correria com os exames pré operatórios. Ana Luiza tá tranquila, mas eu to meio "sei lá" hahahahahaha

**Dione, a adenóide atrapalha o sono porque dificulta a respiração. A respiração da Ana é super barulhenta. Ela ronca mais do que o pai dela! hahahahaha
Não to conseguindo acessar o blog!!!

Beijos
Priscila Durante disse…
Hahahaha, eles roncam MUITO mesmo. Se mexem muitoooo - por causa da apneia, tem olheiras por não dormirem bem...
Eu comprei um monte de joguinho de cartas (UNO, memória...) para ficar brincando com ele no hospital. Foi bem tranquilo (até a enfermeira liberar comida e água antes do horário e ele vomitar kkkkk).
Mas chegou em casa e comeu TRÊS pratos de comida, inclusive eu brinco que tiraram a adenoide e colocaram outro estômago!!!
Fica calma. Beijocas
Unknown disse…
Meninas, a minha filha tera que operar, nao esta ganhando peso, come super mal, sono agitadissimo, infeccoes repetitivas, fico com muita peninha dela e nao vejo a hora logo dela tirar essa carne horrorosa dela. alguem é daqui do rio de janeiro?
abs Tatiana mas da Isabela
Tatiana, espero que tudo esteja bem com a sua pequena!! :)
Yaraguim disse…
Olá Fá ,a sua filha fez a cirurgia e está bem?
o meu filho tb precisa de fazer,no ano passado ele fez a fribonaso e deu 85%,mas estava tb com muita infecção e não quis operar,agora depois de sete meses tratando dele com singulair e nasonex ele não teve mais infecção,assim repetimos a fri e a adenoide não diminuiu,acho que precisamos mesmo de tirar...abraços,yara
Yaraguim disse…
Obrigada por responder e pela visita lá no meu cantinho,volte sempre :)fico feliz pela sua menininha estar melhor,vou criar coragem em Deus e tirar logo este mal estar do meu filhote,
bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Minha filha não quer que eu morra...

E nem eu... :) Estou há 72h sem fumar. Isso... eu era/sou fumante. Parei de fumar por duas vezes: gestação e amamentação dos meus filhos. Era desmamar que o vício batia e eu corria pro cigarrinho. Nossa, como era bom e relaxante dar aquela tragada, devagar, e depois soprar a fumacinha bem de-va-ga-ri-nho.  Meus filhos nunca me  viram fumar. Sempre fumei longe das vistas dos pequenos, mas o cheiro encarna e não sai mais. Até que, um belo dia, minha filha olha pra mim e diz: "Mãe, por favor, pára de fumar. Eu não quero que vc morra." EU-NÃO-QUERO-QUE-VC-MORRA. Assim, bem desse jeitinho. Na hora, achei fofo, mas não respondi e nem dei muita bola. Algumas semanas depois, fiquei matutando, pensando no que ela tinha dito. Juntando isso e mais outras coisas, a vontade de abandonar a nicotina e o tabaco apareceu.  A parte mais difícil de estar sem o cigarro é a rotina. Vejam só, o fumante tem todo um ritual e um momento certo pro cigarro. O que mais sinto falta é

Doença da mão,pé e boca - Doencinha das Trevas

Sábado, casório pra gente ir. Quando é comecinho de tarde, Gu começa a apresentar uma febre muito da esquisita. Alta, sem nenhum outro sintoma. Um bichinho me cutucou, lembrei do bilhete que veio na agenda sobre casos de Roséola. Rá, só pode ser isso. Anti-térmico, colo, água, paciência. Adeus festerê noturno. Nossa balada da madruga será com um bebezão com febre.  Quando é de noite, vejo que ele tem dificuldades pra engolir. Nem o mama vai direito. Dispenso a roséola e penso: "Garganta! Só pode!" Noite agitada, bebê com febre, dor, chororô. Seguimos em turno, eu e Rafa, dando conta do mal estar do mocinho. Quando brilha o Sol, simbora pro PS. A febre tinha dado trégua, mas garganta é dureza, muitas vezes só ATB resolve e ATB só com receita médica. Fila, espera, várias crianças com o mesmo quadro. Mudança de tempo é nisso que dá. A plantonista nos atende, aquele protocolo normal, quando vê a garganta, dispara: "Olha só como está inflamada!". Parecia uma