Pages

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Minha filha não quer que eu morra...

E nem eu... :)

Estou há 72h sem fumar. Isso... eu era/sou fumante.

Parei de fumar por duas vezes: gestação e amamentação dos meus filhos. Era desmamar que o vício batia e eu corria pro cigarrinho. Nossa, como era bom e relaxante dar aquela tragada, devagar, e depois soprar a fumacinha bem de-va-ga-ri-nho. 

Meus filhos nunca me  viram fumar. Sempre fumei longe das vistas dos pequenos, mas o cheiro encarna e não sai mais. Até que, um belo dia, minha filha olha pra mim e diz: "Mãe, por favor, pára de fumar. Eu não quero que vc morra." EU-NÃO-QUERO-QUE-VC-MORRA. Assim, bem desse jeitinho. Na hora, achei fofo, mas não respondi e nem dei muita bola.

Algumas semanas depois, fiquei matutando, pensando no que ela tinha dito. Juntando isso e mais outras coisas, a vontade de abandonar a nicotina e o tabaco apareceu. 

A parte mais difícil de estar sem o cigarro é a rotina. Vejam só, o fumante tem todo um ritual e um momento certo pro cigarro. O que mais sinto falta é do primeiro da manhã. Aquele, com café preto fumegante. O café continua, só falta o "pito". Mas então, abstraio, penso em outras coisas, projeto coisas lá na frente, planos em desenvolvimento. E, aos poucos, a vontade vai passando.

Eu "googlei" sobre o que acontece quando deixamos de fumar, olhem só:

* Após 20 minutos - A pressão sanguínea volta ao normal.
* Após 8 horas - Os níveis de nicotina e monóxido de carbono são reduzidos pela metade, o nível de oxigênio volta ao normal.
* Após 24 horas - O monóxido de carbono é eliminado do corpo. Os pulmões começam a limpar o muco e outras impurezas.
* Após 48 horas - Não há mais vestígio de nicotina no corpo. O olfato e o paladar ficam muito mais evidentes voltando ao normal. A chance de um ataque do coração lentamente começa a diminuir
* Após 72 horas - Respiração fica mais fácil. Tubos bronquiais começam a relaxar e você começa a ter mais energia.
* Após 2-12 semanas - Sistema circulatório melhora. Andar e correr fica muito mais fácil.
* Após 3-9 meses - Tosse, chiado e problemas respiratórios diminuem sensivelmente entre 3 e 9 meses após parar de fumar. A capacidade pulmonar aumenta em 10%.
* Após 1 ano - O risco de você ter alguma doença do coração agora é metade do risco que um fumante tem.
Por enquanto são 72 horas, mas tem coisas que percebi claramente: o gosto das coisas, o cheiro. Lógico, sinto mais fome. Principalmente de doces. 

Ainda não voltei a correr. Estou parada desde meio do ano passado. Quero retomar isso ainda no final da semana. Mas acredito que vou notar uma bela diferença. 

Estou feliz comigo mesma e me parabenizo a cada hora que passa. Ainda não enlouqueci por causa da fissura, nem agredi ninguém... hahahaha

Ou seja, sou mais forte do que imaginava! :)

Beijos.
F

Nenhum comentário: