Pular para o conteúdo principal

Minha filha não quer que eu morra...

E nem eu... :)

Estou há 72h sem fumar. Isso... eu era/sou fumante.

Parei de fumar por duas vezes: gestação e amamentação dos meus filhos. Era desmamar que o vício batia e eu corria pro cigarrinho. Nossa, como era bom e relaxante dar aquela tragada, devagar, e depois soprar a fumacinha bem de-va-ga-ri-nho. 

Meus filhos nunca me  viram fumar. Sempre fumei longe das vistas dos pequenos, mas o cheiro encarna e não sai mais. Até que, um belo dia, minha filha olha pra mim e diz: "Mãe, por favor, pára de fumar. Eu não quero que vc morra." EU-NÃO-QUERO-QUE-VC-MORRA. Assim, bem desse jeitinho. Na hora, achei fofo, mas não respondi e nem dei muita bola.

Algumas semanas depois, fiquei matutando, pensando no que ela tinha dito. Juntando isso e mais outras coisas, a vontade de abandonar a nicotina e o tabaco apareceu. 

A parte mais difícil de estar sem o cigarro é a rotina. Vejam só, o fumante tem todo um ritual e um momento certo pro cigarro. O que mais sinto falta é do primeiro da manhã. Aquele, com café preto fumegante. O café continua, só falta o "pito". Mas então, abstraio, penso em outras coisas, projeto coisas lá na frente, planos em desenvolvimento. E, aos poucos, a vontade vai passando.

Eu "googlei" sobre o que acontece quando deixamos de fumar, olhem só:

* Após 20 minutos - A pressão sanguínea volta ao normal.
* Após 8 horas - Os níveis de nicotina e monóxido de carbono são reduzidos pela metade, o nível de oxigênio volta ao normal.
* Após 24 horas - O monóxido de carbono é eliminado do corpo. Os pulmões começam a limpar o muco e outras impurezas.
* Após 48 horas - Não há mais vestígio de nicotina no corpo. O olfato e o paladar ficam muito mais evidentes voltando ao normal. A chance de um ataque do coração lentamente começa a diminuir
* Após 72 horas - Respiração fica mais fácil. Tubos bronquiais começam a relaxar e você começa a ter mais energia.
* Após 2-12 semanas - Sistema circulatório melhora. Andar e correr fica muito mais fácil.
* Após 3-9 meses - Tosse, chiado e problemas respiratórios diminuem sensivelmente entre 3 e 9 meses após parar de fumar. A capacidade pulmonar aumenta em 10%.
* Após 1 ano - O risco de você ter alguma doença do coração agora é metade do risco que um fumante tem.
Por enquanto são 72 horas, mas tem coisas que percebi claramente: o gosto das coisas, o cheiro. Lógico, sinto mais fome. Principalmente de doces. 

Ainda não voltei a correr. Estou parada desde meio do ano passado. Quero retomar isso ainda no final da semana. Mas acredito que vou notar uma bela diferença. 

Estou feliz comigo mesma e me parabenizo a cada hora que passa. Ainda não enlouqueci por causa da fissura, nem agredi ninguém... hahahaha

Ou seja, sou mais forte do que imaginava! :)

Beijos.
F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doença da mão,pé e boca - Doencinha das Trevas

Sábado, casório pra gente ir. Quando é comecinho de tarde, Gu começa a apresentar uma febre muito da esquisita. Alta, sem nenhum outro sintoma. Um bichinho me cutucou, lembrei do bilhete que veio na agenda sobre casos de Roséola. Rá, só pode ser isso. Anti-térmico, colo, água, paciência. Adeus festerê noturno. Nossa balada da madruga será com um bebezão com febre.  Quando é de noite, vejo que ele tem dificuldades pra engolir. Nem o mama vai direito. Dispenso a roséola e penso: "Garganta! Só pode!" Noite agitada, bebê com febre, dor, chororô. Seguimos em turno, eu e Rafa, dando conta do mal estar do mocinho. Quando brilha o Sol, simbora pro PS. A febre tinha dado trégua, mas garganta é dureza, muitas vezes só ATB resolve e ATB só com receita médica. Fila, espera, várias crianças com o mesmo quadro. Mudança de tempo é nisso que dá. A plantonista nos atende, aquele protocolo normal, quando vê a garganta, dispara: "Olha só como está inflamada!". Parecia uma

Adenóide

Ana Luiza sempre teve um sono meio agitado, mas eu achei que isso era dela. Mas dormindo com a gente, mesmo agitada, ela dormia. Então, um belo dia, ela foi dormir na casa da avó e ela me perguntou como a gente conseguia dormir com a barulheira e agitação da Ana. Dei risada, porque achava que era coisa de avó, mas uma luzinha vermelha acendeu e comecei a prestar atenção nas madrugadas.  Gente, que dó! Que MENAS MAIN! Ana Luiza ronca horrores, chega a ficar sem ar, respira só pela boca... Comentei com a pediatra e ela me disse que poderia ser adenóide. Lá fui eu "googlar" o que era essa tal de adenóide. Grosseiramente falando é uma "carninha" que se forma no fundo do nariz e que atrapalha a entrada de ar. Ela pode se resolver sozinha até os 6 anos, mas alguns casos resolve-se com uma cirurgia simples. Cirurgia = MEDO! Fizemos o raio-X solicitado e apareceu um comprometimento de 2/3. 2/3!!!! PQP!!! Então, a pediatra prescreveu homeopatia para que fosse